Neste artigo vamos contar um pouco de como ajudamos a exponencializar o crescimento de um dos nossos melhores parceiros, a Forma Arquitetura Legal, trazendo resultados extraordinários que esperamos que continuem impactando positivamente a vida dos sócios, funcionários e clientes da empresa.

A Empresa: Forma Arquitetura Legal

A Forma Arquitetura Legal é uma empresa de consultoria em legalização imobiliária que nasceu em 2013 para atender às demandas do setor imobiliário, carente de profissionais habilitados na área. A missão da empresa é viabilizar empreendimentos através de soluções confiáveis, satisfazendo clientes e colaboradores. Em 2017, tiveram um crescimento de 25% e, em 2018, deram continuidade à sua trajetória de crescimento, a qual fez surgir a necessidade de soluções que dessem suporte e consistência para o rápido crescimento da empresa. Foi assim que a Forma Arquitetura Legal chegou até a FEA Júnior USP, começando a parceria em 2017 e, desde então, já foram realizados três escopos de projeto juntos: Planejamento Estratégico, Reestruturaçãode Processos e Plano Financeiro que trouxeram resultados muito positivos para a empresa.

Problemas

Primeiramente, a empresa buscava consciência sobre os resultados obtidos até então e qual seriam os próximos passos que os levariam a um destino coerente com as ambições pretendidas. Com o sucesso da definição de metas estratégicas, guiando o time a um objetivo único, a Forma Arquitetura Legal entrou em fase de grande crescimento, situação a partir da qual emergiram novas necessidades. Os donos da empresa, Vanessa e Alexandre, perceberam que poderiam aprimorar a gestão, tanto em termos operacionais, quanto financeiros. A empresa apresentava os seguintes problemas: falta de controle financeiro, gargalos e retrabalhos nos processos e desigualdade na distribuição das responsabilidades. Diante disso, recorreram à FEA Júnior USP para solucionarmos juntos mais uma vez, as dores em voga.

Soluções

No primeiro projeto juntos, desenvolvemos, de forma conjunta, através de cocriação entre cliente e FEA júnior USP, a missão, a visão e os valores da Forma Arquitetura Legal. Foi um momento de grande união e alinhamento do time, que a partir de então caminharia para um mesmo sonho: ganhar mercado e fortalecer a marca. Dado o sucesso dessa primeira etapa e o crescimento observado entre 2017 e 2018, mapeamos as etapas e analisamos cada um dos serviços prestados pela empresa, identificando e mensurando gargalos por meio de indicadores. Posto isso, otimizamos os processos e fluxos de atividades, tornando a equipe mais produtiva e possibilitando observar o desempenho de cada membro. Concomitantemente, analisamos a estrutura de custos da Forma Arquitetura Legal, para isso recebemos suporte de umprofessor-doutor da FEA/USP, parceiro de nossa empresa, no caso o Prof. Dr. Reinaldo Guerreiro, do Departamento de Contabilidade, a quem devemos muitos agradecimentos pelas contribuições dadas aos projetos. Desenvolvemos também uma planilha de controle financeiro, que possibilitou aos clientes hoje acompanharem suas metas diária, mensal e anualmente, aproximando-os cada vez mais dos objetivos pretendidos.

Resultados

Segundo os donos da empresa: "A Forma Arquitetura Legal, desde a parceira com a FEA Júnior USP, aumentou em 81,51% o seu faturamento, em 98,32% o seu número de projetos e em 62,5% o seu número de funcionários". Os projetos receberam NPS 10 e as perspectivas são de que essa parceria traga ainda mais sucesso e satisfação para nossos clientes e, consequentemente, para nós.

Caso você tenha se interessado nas soluções apresentadas, pode entrar em contato com a FEA Júnior USP, para conversarmos sobre como podemos ajudar sua a empresa a alavancar seus resultados também!