Hoje em dia, o mundo todo vive em uma era tecnológica. No ramo dos negócios, a situação não é diferente. Para se adequar ao novo mercado, a presença digital é fator indispensável para o sucesso.

As estratégias de marketing

Antes de falarmos sobre a presença digital, precisamos falar das estratégias de marketing.

Elas estudam os objetivos e as metas a serem alcançadas, de acordo com as relações de mercado.

Indo muito além das vendas, essas estratégias procuram atender às demandas dos clientes, antes, durante e até mesmo depois das vendas.

Os profissionais, que devem estar sempre atentos ao mercado, buscam ações para aumentar a visibilidade da empresa através de clientes fiéis e colaboradores ativos.

Com ações bem planejadas, o reconhecimento da empresa tende a crescer cada vez mais, gerando ótimos resultados.

Dentro dessas estratégias, a presença digital é um fator essencial em vários aspectos.

Um dos mais importantes é na diminuição dos gastos. As redes on-line, como veremos mais a frente, não pesam tanto no bolso.

O que é e qual a importância da presença digital

A internet é de fácil acesso e está sempre se renovando. Por isso, as relações na web se tornam cada vez mais importantes para a comunicação entre empresas e clientes.

O Brasil é o quarto país no ranking dos mais conectados no mundo. Por isso, independentemente do tamanho da empresa, a presença digital é essencial para uma boa estratégia de marketing.

A sociedade atual está cada vez mais tecnológica, com a internet disponível, literalmente, na palma da mão. Então por que não direcionar os investimentos de marketing para alcançar esse público?

A comunicação direta com o público através da presença digital é uma grande oportunidade para interagir com os clientes e buscar a fidelização da marca.

Além do estreitamento nas relações com o cliente, a presença digital aumenta a visibilidade da marca, otimiza os canais de venda e permite feedback constante.

Para uma presença notável nas redes, é indispensável produzir bons conteúdos, saber se relacionar com o cliente, oferecer uma boa experiência online e ter um posicionamento relevante.

Falaremos dessas características com mais detalhes nos próximos tópicos.

Os meios mais utilizados

Ao contrário do muitos pensam, a presença digital não diz respeito somente às redes sociais. Além de ter presença on-line, é preciso utilizar as ferramentas certas para alcançar o público.

Conheça, a seguir, um pouco mais sobre os meios mais usados para fortalecer a presença digital de uma empresa.

Redes sociais

As mídias sociais costumam ser a parte mais evidente da presença digital. Através delas, é possível manter o público engajado e incentivar a interação entre os consumidor e empresa.

Uma pesquisa da Folha de S.Paulo apontou que, no Facebook, existem mais de 127 milhões de usuários ativos por mês só no Brasil. Se sua empresa estiver em mais de uma rede, o alcance pode ser ainda maior.

A interação com os consumidores cria um envolvimento social que gera segurança. Através dela, você conhece melhor o público e fica ciente das expectativas dele.

Não existe uma rede social certa para uma empresa, pois são muitas variáveis. Para algumas empresas, o Facebook é mais vantajoso do que o Twitter, enquanto, para outras, a lógica se inverte.

Além de escolher as redes sociais, é preciso ter certeza de que você montou perfis adequados para cada uma delas

Para otimizar a utilização dessas mídias, é necessário ter um bom planejamento e um bom gerenciamento de redes, que engloba desde a produção do conteúdo até o acompanhamento dos resultados.

E-mail marketing

A presença digital, como podemos ver, pode ser firmada de várias formas. Uma delas é o e-mail marketing, que é uma boa alternativa para reter os clientes.

Com envio de conteúdos personalizados e exclusivos, você fideliza as pessoas e potencializa suas vendas.

Além de manter o contato direto com o cliente, esse tipo de presença digital ajuda a informar o cliente sobre promoções e facilita o contato pós-compra, que faz com que ele continue sendo um consumidor.

O e-mail marketing também é uma ótima alternativa na hora de compartilhar infográficos ou e-books. Tudo isso, claro, com a autorização do cliente para que você envie esse material periodicamente.

Website

Um websitecredibilidade para a empresa. Por isso, você deve caprichar nesse cartão de visitas, tomando cuidado com identidade visual, cores e, claro, com conteúdo.

Se você alimentar a página com conteúdos relevantes, mesmo que não estejam diretamente ligados à venda do produto, você consegue atrair pessoas interessadas, que podem se tornar clientes mais adiante.

Para a criação e manutenção do site, é preciso contar com profissionais capacitados, que consigam entender o que o cliente busca e saber como colocar essa informação na plataforma.

Você pode usar métricas e KPIs (em inglês, Key Performance Indicator), que mostram, através de dados, quantos clientes a marca conquistou e quanto foi gerado de lucro.

Dicas para uma presença digital de destaque

Para um bom alcance online, alguns pontos merecem atenção.

Confira a seguir.

Desenvolva o marketing digital

O marketing digital é responsável pelo gerenciamento e pela otimização das mídias. Uma comunicação rápida e eficaz na web é um grande atrativo para o consumidor.

Esse conjunto de ações realizado no marketing visa atrair novos consumidores ou vender um produto de forma online.

O social selling (venda nas mídias sociais, em português) faz da marca uma autoridade no mercado.

Para realizar vendas, é preciso conhecer o público. Com uma presença digital, é possível analisar os clientes certos através do inbound marketing, que, por meio do funil de vendas, separa os clientes por nichos.

No topo desse funil, ficam os clientes em potencial. No meio, ficam os que interagem com o perfil e, no fundo, os compradores.

O marketing digital também inclui o manual de marca, que define as diretrizes e normas de design da empresa, o planejamento e gerenciamento das redes sociais e o monitoramento dos resultados.

Apesar de a implementação poder levar certo tempo, os resultado são muito satisfatórios.

Com serviços e produtos alinhados às expectativas dos clientes, a comunicação se torna mais eficaz, aumentando a credibilidade da empresa.

Invista no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo, que é uma das técnicas utilizadas pelo marketing digital, também é uma importante ferramenta na presença digital.

Seu objetivo é fidelizar clientes e encontrar potenciais consumidores, tudo isso através da divulgação de um conteúdo relevante e de qualidade.

Além disso, ele é de extrema importância para sua empresa porque também tem o papel de transmitir a identidade e os valores da marca, focando a preocupação com o cliente.

Com boas publicações, é possível melhorar o posicionamento nas redes e, através da utilização de técnicas SEO, colocar a marca no topo dos resultados de busca na web.

A presença digital e a interação on-line podem fazer com que os próprios clientes passem a ser geradores de leads, contribuindo para a divulgação da marca.

É importante ressaltar que o conteúdo pode ser reproduzido de forma barata, ou até mesmo sem custo, quando compartilhado organicamente. O fluxo orgânico aumenta o valor da marca e o sucesso das vendas.

Tenha um bom planejamento

Isso diz respeito tanto ao planejamento de redes sociais quanto ao planejamento estratégico. Esse último é um processo que inclui a realidade externa e interna, definindo objetivos e metas concretas e como alcançá-los.

Essas estratégias servem de guia para a empresa, com o intuito de economizar tempo e dinheiro.

Na parte de redes sociais, esse planejamento monitora as atividades das redes, na intenção de manter sempre os perfis adequados às empresas, aos consumidores e à própria plataforma.

Ele engloba consultoria de performance da página, produção do marketing digital, gerenciamento de anúncios e monitoramento dos resultados.

Como ficou evidente durante o texto, a presença digital é indispensável nas empresas, atualmente. Para fortalecer ainda mais o nome da sua empresa, leia o texto sobre estratégias de marketing. E acompanhe sempre as novidades da página!