Você sabia que uma boa consultoria é capaz de reinventar estratégias e gerir crises mais facilmente? Se você não sabe o que é consultoria empresarial, esse texto é para você.

Para o sucesso de uma empresa, é preciso ter bastante conhecimento na área de atuação. Porém, somente a experiência no ramo não é garantia de sucesso. É preciso prestar a atenção a outros fatores.

Mesmo com um vasto conhecimento, é preciso ter uma visão além dos negócios. Essas idéias podem ser externas, de fora da empresa. Aliada a isso, é importante incluir estudos sobre a empresa, voltados para a análise de dados.

Uma consultoria especializada conta com profissionais competentes que fazem esse trabalho com propriedade. A seguir, vamos explicar o que é consultoria empresarial e os benefícios de contratar uma.

O que é consultoria empresarial

Segundo definição do dicionário Michaelis, consultoria é:

  1. Ato ou efeito de dar consultas, conselhos, orientações, sugestões; 2. Ação ou efeito de um especialista emitir um parecer técnico ou orientação profissional sobre um assunto e sua especialidade.

Essa consultoria, no caso das empresas, é feita por um profissional competente, que visa adequar o estabelecimento ao mercado e às próprias expectativas dos donos e dos clientes.

As empresas não devem entender a consultoria como um gasto, mas sim como um investimento. Às vezes, você deixa de contratar uma consultoria para evitar gastos, mas perde dinheiro posteriormente.

Na verdade, é um dos papéis da consultoria reavaliar os custos , a aplicação do capital e os investimentos da empresa para que ela se mantenha mais estável e segura.

A consultoria empresarial está em diversas áreas de atuação. É possível fazer uma consultoria na área de gestão de pessoas , no setor de vendas e em diversos outros.

Através dela, é possível integrar as áreas da administração de forma mais sistêmica. A consultoria ajuda a empresa a aproximar os setores de marketing, recursos humanos, finanças, operações e estratégia.

Além de ser importante para ajudar nas decisões e questões da empresa, entender o que é consultoria empresarial e a importância dela aumenta suas chances de sucesso.

Por ter muita experiência na solução de casos de diversas empresas, a consultoria possui uma base de dados ampla, que permite entender mais rapidamente o que dá certo e o que não dá. Vamos entender como funcionam esses procedimentos.

Como funciona

O responsável por esse serviço é chamado de consultor empresarial. Para o sucesso da sua consultoria, é preciso que ele seja capacitado e experiente.

Esse profissional vai ajudar a readequar os principais gastos da sua empresa, reestruturar as áreas de atuação, rever as estratégias e adequá-las ao mercado e ao público-alvo.

Através da consultoria, é possível adequar as ações ao foco do cliente. Por exemplo, se a empresa apresenta uma demanda para melhorar a parte do marketing, a consultoria irá personalizar as soluções para que se aprofunde mais na área desejada.

Em todas as etapas dos processos da empresa, a consultoria empresarial contratada disponibiliza informações , possíveis inovações e soluções para os problemas.

6 motivos para contratar uma consultoria empresarial

Depois de saber o que é consultoria empresarial e como funciona, é hora de reforçar as razões de ela ser tão importante. Para isso, separamos 6 motivações para contratar uma.

1. Olhar externo

Um olhar externo pode ajudar bastante na hora de identificar um problema. Da mesma forma, esse auxílio pode ser importante na hora de tentar solucioná-lo.

Uma das características da consultoria empresarial é justamente esse apoio vindo de fora. Além disso, vale lembrar que os consultores profissionais são treinados para esse tipo de situação.

O olhar crítico é interessante não apenas para resolver as dificuldades, mas também na hora de perceber pequenos detalhes que podem agregar valor à empresa.

Outro fator importante sobre o profissional que tem esse olhar externo é o distanciamento emocional em relação à empresa.

Além disso, ele não está disputando cargos e não corre o risco de tomar decisões baseadas em cadeias de poder dentro do estabelecimento. Isso faz com que tome decisões mais objetivas.

2. Foco em resultados

No dia a dia, as atenções dos funcionários estão divididas. São vários projetos para entregar, muitos prazos a cumprir. Isso pode acabar tirando a equipe do foco do seu negócio.

As atividades que devem ser sempre exercidas com qualidade podem precisar de prazo estendido por conta do envolvimento que citamos acima, o que não acontece com o consultor.

Esse profissional trabalha com metas muito bem definidas e objetivos específicos. Por não ter outras responsabilidades que não sejam as definidas no contrato de serviço, o foco é maior.

3. Amplo conhecimento do mercado

Você pode conhecer muito a sua empresa e a relação dela com o mercado. Mas é bom ter em mente que o consultor, geralmente, carrega uma experiência muito maior.

Essa bagagem que ele carrega pelo trabalho anterior com diversas empresas faz com que ele tenha um know-how acumulado ao longo da carreira.

Por mais que os problemas de uma empresa possam ser parecidos com os das outras, é importante saber as diferenças e como fazer para solucionar cada uma dessas barreiras.

Uma visão mais estratégica e direcionada facilita muito no cotidiano da empresa. Os processos ficam mais ágeis e as soluções aparecem mais rápido.

Isso faz com que as crises sejam gerenciadas de uma forma mais adequada, como veremos a seguir.

4. Experiência em gerenciamento de crises

Vendas caindo, demissões, prazos curtos, funcionários desmotivados. Esses são alguns fatores que podem gerar uma crise dentro da empresa.

Através de pesquisas, o profissional responsável consegue identificar o possível problema e, com o conhecimento especializado, resolvê-lo mais rapidamente.

Por não estarem diretamente envolvidos no ambiente de trabalho, mas focados com um olhar externo, os consultores possuem mais calma para lidar com os contratempos.

Essa economia de tempo e dinheiro, principalmente na hora dos gerenciamentos de crise, potencializa os resultados da sua empresa.

5. Acompanhamento em todas as etapas do processo

A consultoria empresarial dá todo o suporte necessário desde o estabelecimento de novas metas, passando pelo estudo dos objetivos, até as estratégias para alcançá-las.

Os consultores mantêm sua empresa focada nos resultados, garantindo mais controle através do acompanhamento do desenvolvimento de cada projeto.

Através de cronogramas, que mostram com detalhes os prazos preestabelecidos para cada objetivo, os profissionais têm uma ideia melhor do que deve ser feito.

A análise externa dos negócios evita, como falamos anteriormente, que os recursos internos sejam voltados para essas atividades de planejamento, o que consumiria grande parcela de tempo.

6. Orçamento que se adequa ao bolso

Se você faz as ações por conta própria, a chance de você se perder nos seus objetivos é maior. E isso causa um impacto direto nas finanças do seu negócio.

Imagina você ter que refazer um plano várias vezes? Seja porque a situação da empresa mudou ou porque a pessoa que era responsável não trabalha mais no seu estabelecimento.

Isso não aconteceria se você tivesse um consultor empresarial. O profissional, por não trabalhar internamente na empresa, estará sempre disponível para resolver seus problemas.

Quando você opta pela consultoria empresarial, você já fica sabendo de antemão qual será o investimento que você terá que despender. Assim, é possível se programar melhor para fazer o investimento e não há preocupação em ter que pagar a mais durante o processo.

Muitas vezes, as consultorias empresariais pesam no bolso. Uma boa alternativa é o serviço oferecido pelas consultorias de empresa júnior. Os preços costumam ser abaixo dos valores de mercado, se comparados aos de escritórios maiores, mas sem perder a qualidade.

Além disso, o valor que você investe em uma consultoria júnior, por ser instituição sem fins lucrativos, acaba sendo reinvestido nos projetos, através de capacitação de membros e melhorias no planejamento.

Depois de entender o que é consultoria empresarial e por que é tão importante fazer esse investimento na sua empresa, venha conhecer o serviço da FEA júnior! Desde 1990 no mercado, temos experiência nas mais diferentes áreas de negócio. E fiquem ligados nos textos, sempre disponibilizamos conteúdos novos para você!