As estratégias de marketing contribuem diretamente para o sucesso de um negócio. Existem várias ações que podem ser feitas para garantir um marketing de qualidade.

Neste artigo, vamos mostrar quais são as principais estratégias que você deve usar na sua empresa e quais ferramentas podem ajudar na implementação dessas ações.

O que são estratégias de marketing e qual a importância?

A tradução da palavra "marketing", original do inglês, significa o estudo das metas e dos resultados gerados através das interações do e com o mercado.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o objetivo do marketing não é apenas vender um serviço ou produto.

Hoje em dia, a manutenção da boa relação com o cliente e o pós-venda são tão importantes quanto a realização das vendas.

Os profissionais de marketing devem estar sempre bem informados e acompanhar as mudanças do mercado e do perfil dos consumidores.

As estratégias de marketing incluem ainda gerenciamento da marca, engajamento de colaboradores, fidelização dos clientes e aumento da visibilidade de produtos e serviços.

Se todos os objetivos forem cumpridos, o sucesso da empresa tende a aumentar bastante. A importância das estratégias de marketing fica clara através dos resultados alcançados.

O primeiro a ser notado é a redução de gastos. Boas estratégias fazem com que você tome decisões mais acertadas, evitando gastos desnecessários.

É muito importante saber para onde vão seus esforços. Cientes de todo o processo, a tendência é que os colaboradores fiquem mais motivados e engajados.

Com um foco a ser alcançado e uma equipe disposta e atingir os objetivos, você consegue manter sua empresa com um clima interno bom e, do lado de fora, fica em uma posição boa no mercado competitivo.

As estratégias e as ferramentas no sucesso da empresa

São várias as estratégias de marketing que aumentam as vendas da empresa e, consequentemente, garantem o sucesso da marca. A seguir, vamos mostrar as principais.

O público

O objetivo de todas as empresas é atrair um novo público. Para que haja essa atração, é preciso estudar bastante e entender a maneira mais eficaz de lidar com o público-alvo.

Faz parte das estratégias de marketing escolher quem a marca quer atingir e como tornar essa interação participativa e personalizada por parte dos clientes.

Muitas empresas, para entender o perfil do consumidor, criam uma persona, que representa aquele cliente que consome seus produtos e serviços.

Essa persona busca entender os problemas que o cliente enfrenta, o que ele procura e por quais meios ele consome conteúdos da marca.

Com acompanhamento do feedback dos consumidores, é possível entender melhor o que está ou não funcionando e quais as demandas que não foram supridas. Assim, você aumenta muito suas chances de atingir os clientes em potencial.

Combinação de Inbound e Outbound Marketing

A divulgação dos produtos é peça-chave nas vendas e no sucesso da marca. Essas duas formas de marketing são complementares e, juntas, formam uma excelente estratégia.

O Outbound Marketing ou Marketing Tradicional busca clientes de forma ativa, "correndo atrás" de novos consumidores.

É a propaganda que chega para o cliente na TV, no rádio ou em ações de telemarketing. Ele também está presente no ambiente on-line** ,** com pop-ups, banners e produtos audiovisuais.

Já o Inbound Marketing, ou Marketing de Atração , busca atrair o consumidor ,no caminho contrário do Outbound.

O Inbound Marketing acompanha as mudanças de mercado e coloca o interesse dos clientes como prioridade. Assim, eles se tornam mais engajados em relação à marca e passam a consumir mais.

As estratégias de Inbound estão ligadas ao marketing digital e às técnicas de SEO, que procuram entender quais as palavras-chave mais procuradas pelo público.

A função do SEO é não só garantir um conteúdo nas primeiras posições de busca na internet, como também permitir que esse conteúdo seja encontrado sem dificuldades.

Mindset e growth hacking

Mindset é um modelo mental que ajuda no gerenciamento de riscos durante o processo de implementação das estratégias de marketing. Ele permite economizar energia e recursos através de medidas assertivas.

O ciclo de vida dos projetos com mindset ágil é reavaliado a cada começo e fim de fase. Dessa forma, os erros aparecem em menor espaço de tempo, facilitando a correção.

Seguindo esse pensamento, surgem ainda os growth hackers. O growth hacking é uma forma de trabalhar que reúne diversas metodologias para o crescimento de um negócio.

Juntos, mindset e growth hacking envolvem organização de tempo, planejamento, testes frequentes, motivação e tudo mais que for preciso para otimizar a área de marketing.

O growth hacking se baseia em construções empíricas, com práticas e experimentos.

Além disso, foca os principais problemas da empresa e prioriza as melhores ideias para tentar resolvê-los. Procurando a melhor forma de testar essa ideia, gera aprendizado que, por sua vez, gera novos testes.

O crescimento final vem da construção de pequenos avanços. Isso possibilita, também, rodar vários experimentos ao mesmo tempo. Os resultados serão melhores a cada teste.

Uma das ferramentas mais usadas na mensuração desses dados é o Google Analytics. Ela é de rápido acesso e fácil de usar. Além dela, você também pode usar os pop-ups da página.

A funcionalidade de pop-up mais popular é a RD Station Marketing, que ajuda na automação dessa estratégia de marketing, convertendo visitantes em leads.

Marketing Digital

O Marketing Digital se subdivide em vários outros segmentos. Separamos os principais que ajudam a alavancar as vendas:

  • Marketing de conteúdo: a técnica tem foco em conteúdo relevante, despertando o interesse do público e elevando o nome da marca ao status de referência no assunto.
  • Redes sociais: os perfis das redes sociais ajudam a atingir os clientes certos. Com a divulgação do conteúdo em plataformas adequadas, você fideliza e aproxima os usuários.
  • Posts patrocinados: as postagens pagas otimizam os resultados em relação ao número de clientes. Nas configurações personalizadas, você escolhe quem quer atingir. O alcance pode ser muito grande. O Facebook, por exemplo, possui 127 milhões de usuários ativos só no Brasil.
  • E-mail marketing: são e-mails enviados para uma lista de clientes cadastrados. É interessante enviá-los com alguma ferramenta que permita mensurar os resultados. Provavelmente, vender o produto para um cliente habitual será mais fácil nessa modalidade.

A combinação de todos os elementos do Marketing Digital potencializa as estratégias de marketing e faz com que os resultados sejam ainda melhores.

Monitoramento de resultados

Acompanhar e analisar os resultados é essencial para o sucesso das estratégias de marketing e, consequentemente, para sua empresa.

Além da análise numérica, é importante observar as reações do público, que englobam comentários, menções e avaliações do produto e da marca.

É preciso definir as prioridades para mensurar os dados. Elas podem ser o número de compartilhamentos ou a quantidade de visualizações, por exemplo. Depois da coleta qualitativa e quantitativa de dados, é possível fazer ajustes e melhorias.

Algumas ferramentas facilitam o monitoramento desses resultados, principalmente daqueles relacionados às redes sociais:

  • Social Mention: como o próprio nome diz, permite que você encontre as mençõesda sua marca nas mídias sociais por determinado período. É possível descobrir quem fala e o que fala.
  • HubSpot: a plataforma permite o rastreamento de postagens e de diferentes canais de mídia através de relatórios de desempenho.
  • BuzzSumo: ajuda a encontrar conteúdos separados por temas. Isso faz com que você ganhe tempo, já que, com poucos cliques, encontra quais foram os conteúdos mais compartilhados sobre o assunto desejado.

Você também pode usar métricas e KPIs (em inglês, Key Performance Indicator). Por meio de dados específicos do planejamento, eles permitem saber quantos clientes novos a empresa conquistou, qual o lucro gerado e diversas outras informações.

Agora que você está por dentro das melhores estratégias de marketing, passe a usá-las na sua empresa! Se precisar de uma consultoria de marketing, entre em contato com a FEA júnior. Será um prazer atendê-lo!