Quando a atmosfera do seu ambiente de trabalho está "pesada", o trabalho parece não fluir, não é mesmo? Já quando tudo está leve, a motivação parece ser outra. Esse clima organizacional pode interferir diretamente na produtividade de seus funcionários e por isso merece atenção especial.

O clima organizacional pode ser pensado como um indicador de satisfação dos membros de uma empresa a respeito da realidade de trabalho e de todas as relações pessoais e profissionais na organização.

Podemos citar como exemplos que influenciam a percepção do funcionário: valorização profissional, identificação com a empresa, satisfação com a comunicação interna, políticas de RH, modelo de gestão entre outros.

Este conjunto de propriedades, que pode ser percebido direta ou indiretamente pelos colaboradores, impacta a motivação e o comportamento dos profissionais e, consequentemente, os resultados da empresa.

Dessa forma, o clima organizacional influencia na produtividade dentro da empresa, uma vez que satisfazer os funcionários e garantir experiências mais agradáveis a eles resulta em uma motivação maior da equipe.

O princípio de motivação deve fazer parte da cultura de uma empresa, visando promover o bem-estar e condições de trabalho que incentivem soluções criativas, estratégias etc.

Se o colaborador atua em um ambiente profissional em que se sente respeitado, valorizado por seu trabalho, ele percebe um clima organizacional positivo e se sente motivado a realizar o melhor trabalho que pode.

Quando as relações entre os indivíduos que formam a empresa têm consistência, o clima organizacional se torna satisfatório para que seja realizado um trabalho de alta qualidade.

A comunicação passa a ser mais efetiva e fluida entre os colaboradores, os profissionais se sentem apreciados e o comprometimento com a empresa fica em alta, beneficiando o trabalho.

No entanto, quando o profissional enfrenta diferenças de visão, de gerenciamento ou até mesmo pessoais, um clima organizacional negativo pode se instalar na empresa, prejudicando todos e minando a motivação dos colaboradores.

Alguns sinais podem indicar que o clima está em baixa na equipe, permitindo que os gestores e a equipe de RH possam agir.

São eles:

  • Desânimo e dificuldade em executar tarefas;
  • Dificuldades para trabalhar em grupo;
  • Conflitos entre pessoas ou departamentos;
  • Metas não alcançadas;
  • Dificuldade de comunicação;
  • Alta rotatividade e alto índice de turnovers;
  • Estresse e irritabilidade;
  • Alto número de faltas e atrasos.

A melhor forma de identificar quais são os problemas, no entanto, é através da aplicação de uma pesquisa de clima organizacional.

Pesquisa de clima organizacional

Apesquisa declimaorganizacional funciona como uma ferramenta para perceber o clima organizacional da empresa a fundo, proporcionando uma análise da organização com seu ambiente e também das condições que promovem a satisfação dos colaboradores da empresa.

Essa ferramenta tem muita importância para diminuição do turnover , uma vez que, através da avaliação do clima, é possível reconhecer um problema e traçar planos para melhorá-lo antes de perder o funcionário.

Além da análise do ambiente, a pesquisa de clima acompanha ainda a satisfação e o comprometimento dos colaboradores com a empresa.

Assim, visa estabelecer estratégias e ações em prol do crescimento e desenvolvimento dos profissionais para a maior qualidade do ambiente e, consequentemente, maior produtividade.

A pesquisa de clima é normalmente aplicada pelo gestor de RH e adaptada de acordo com cada contexto dentro da empresa, contando com a colaboração dos gerentes de cada linha.

É vital destacar que, decidindo-se aplicar uma pesquisa de clima, é importante deixar claro aos colaboradores o funcionamento e o objetivo da pesquisa, para que exista maior transparência e colaboração.

Após a aplicação da pesquisa, faz-se necessário que se dê um feedback aos participantes sobre suas percepções, como o que foi descoberto, qual será o plano de ação dali para frente e quais medidas serão tomadas para que se melhore o clima dentro da empresa.

A pesquisa de clima organizacional observa a fundo quais são as questões trazidas pelos colaboradores que influenciam a motivação e o trabalho deles.

É muito importante que a pesquisa de clima organizacional seja aplicada com periodicidade, porque pode minimizar situações antes que elas aconteçam e se assegura que o clima se mantenha bom.

Além disso, mesmo que não exista um problema pontual, a aplicação da pesquisa faz com que os colaboradores sejam ouvidos e se sintam acolhidos pela organização , e até mesmo se sintam mais confortáveis em falar caso exista uma situação no futuro.

Indicadores da pesquisa de clima

Conhecer esses fatores a fundo é vital para que se tenha retorno sobre os processos que determinam os comportamentos organizacionais. Isso permite pensar como planejar a introdução de mudanças, tanto na própria estrutura dos procedimentos quanto no comportamento dos membros da organização.

Para ajudar nisso, a pesquisa avalia diversos indicadores que retratam realidades complementares à prática de trabalho da instituição.

  • Estrutura : mostra como o funcionário percebe as normas e os procedimentos a serem seguidos na empresa.
  • Responsabilidade: avalia o quanto o colaborador se sente capaz de tomar decisões referentes ao seu cargo dentro da empresa.
  • Desafio: trata de como o profissional vê os riscos das decisões e medidas tomadas sobre suas funções.
  • Percepção de recompensa: trata de como o colaborador percebe sua relação com a empresa em função do trabalho que executa, do reconhecimento por realizar um bom trabalho, do reconhecimento de sua função e pessoa.
  • Relacionamento: trata do convívio entre todos os funcionários, como a comunicação, a cooperação entre eles e a habilidade de trabalharem juntos.
  • Percepção de identidade: tem a função de perceber se os objetivos do colaborador estão próximos ao da empresa e, ainda, se sua cultura pessoal tem a ver com a cultura da empresa.

Conhecendo melhor o que o colaborador pensa para si é mais fácil entender onde ele se encaixa na empresa e onde a empresa se encaixa na vida dele.

O clima organizacional afeta a satisfação e o cotidiano de todos os funcionários de uma empresa. Além disso, ele pode afetar também a produtividade e a eficiência do trabalho realizado.

Por esse motivo, é tão importante realizar a mensuração do clima com uma periodicidade a fim de medir o nível de satisfação e agir sobre ele, pautando estratégias para garantir o melhor clima organizacional possível e, com isso, melhorar a produtividade.

Monitorar o clima organizacional é a chave para o bem estar e produtividade dentro da sua empresa. Nós podemos te ajudar a potencializar os resultados dentro da sua organização!