Neste artigo vamos contar a história de como ajudamos o Zadrik, um cliente muito esforçado e sonhador a elaborar o seu modelo de negócios - que pretende solucionar em grande parte os problemas do sistema de saneamento de cidades brasileiras e colaborar muito para a não destruição do meio-ambiente em razão do descarte inadequado de óleo.

O cliente

O nosso cliente - Zadrik - é arquiteto e urbanista, formado pela UFMS. Ele tem 36 anos e mora em uma pequena cidade no interior do Mato Grosso do Sul, chamada Jardim. E a Ciclo67 - nome da sua empresa - é a concretização de um sonho seu, que é contribuir com a preservação do meio-ambiente.

Justamente por viver na região de um santuário natural, sempre sentiu na pele a perturbação decorrente da poluição dos rios de toda a região. Visto que a baixa taxa de reciclagem de óleo era um problema que afetava negativamente o ecossistema da região, o Zadrik viu que poderia solucionar essa situação, a fim de causar um impacto ambiental positivo. Foi assim que desenvolveu, em parceria com a EESC Jr. (Empresa Júnior da Escola de Engenharia de São Carlos) o Óleoponto, uma máquina que atua na coleta e reciclagem do óleo de cozinha usado, oferecendo - como incentivo - bonificações ao usuário final.

Descarte de óleo no Brasil

O Brasil consome 3 bilhões de litros de óleo por ano, sendo apenas aproximadamente 10% reciclado. Sabe-se que o descarte incorreto de cada litro óleo de cozinha usado causa custo de R$0,25 às empresas responsáveis pelo sistema de saneamento público e o potencial de contaminação de 25 mil litros de água potável, e o principal gargalo para a reciclagem desse óleo está na sua coleta.

Hoje, no país, os poucos canais de coleta de óleo são de difícil acesso. Além disso, não existem estímulos externos à locomoção das pessoas em direção a um centro de coleta do óleo de cozinha usado. Sendo assim, a solução mais simples é o descarte impróprio mesmo.

Contratação da Consultoria

Depois de conceber a ideia da máquina, patentear os design feitos por ele mesmo e iniciar o desenvolvimento da máquina que facilita o acesso a reciclagem do óleo com a EESC Jr., nosso cliente se viu na necessidade de estruturar um modelo de negócios para sua Startup que a transformasse de uma ideia para um negócio viável e potencialmente lucrativo: necessitava de soluções nas áreas de Estratégia, Marketing, Finanças e Operações. E foi por recomendação da empresa júnior de engenharia - com quem já estava trabalhando - que chegou até a FEA Júnior USP.

Serviço e Solução

A FEA Júnior então fez um projeto em que estruturou o modelo de negócios da Startup de modo a tornar o negócio viável e escalável, e assim encaminhar a idealização do negócio. Trouxemos soluções e estruturamos as áreas de Marketing, Finanças e Operações da Ciclo67, além das definições estratégicas - que serão essenciais para o sucesso da empresa no futuro.

A partir disso, foi realizada uma projeção de receitas, baseada em cenários de investimento, levando em consideração a viabilidade financeira do negócio. Em conjunto, também foi desenvolvido um plano de implementação do projeto, a estruturação da marca e sua identidade visual.

Resultados

O que antes era uma ideia, hoje se tornou uma Startup com modelo de negócios estruturado, demanda validada por testes de MVP e viabilidade financeira atestada através de diversos indicadores financeiros e dados mercadológicos compilados.

O cliente já angariou um investimento de R$150.000,00 depois do projeto devido à elaboração de um pitch por parte da nossa empresa de consultoria. O projeto recebeu NPS 10 do cliente e caminha para uma fase de assessoria de implementação por parte de FEA Júnior USP, com foco em prospectar novos investidores.

Como resultado desta fase, a Startup já foi finalista do programa de aceleração StartupFarm, está em contato com diversas empresas que apresentam potencial de investimento, além de estar concorrendo a diversos outros programas de aceleração de Startups no Brasil. Nas palavras do Zadrik: "não vamos parar até mudar o país inteiro".

Conheça os serviços da FEA Júnior USP e descubra como alavancamos os resultados de qualquer empresa, entre em contato conosco!